LOGOMARCA

Os pirilampos foram considerados uma espécie de besouro, que tem como significado arquetípico a ressureição. Sendo um símbolo da ressureição, foram vistos como seres renascendo deles próprios, assim possuem o poder de se renovar a partir de si mesmos. Em seu ciclo de vida, eles põem as suas larvas no esterco, dando vida a novos besouros, que, ao se tornarem adultos, colocarão novamente suas larvas, levando a este nascimento a partir de si. Ademais, mesmo nascendo no esterco, conseguem voar e se elevar acima das situações. 

Quem já viu um pirilampo na natureza, com a sua pequena luz cruzando o espaço, sentiu a beleza desse momento mágico, capaz de transbordar em nós a esperança e a fé em caminhos que se fazem periodicamente novos. É a capacidade de ser criativo, de trazer inovações e de cultivar ações benéficas e construtivas que nos move enquanto pesquisadores e extensionistas.

Todo grupo se consolida em torno de ideias compartilhadas, que se tornam valores. Ao evocar a imagem do pirilampo, no centro de nossa logomarca, remetemo-nos à luz tão associada às boas ideias, à criatividade e à inteligência, capazes de provocar bons efeitos ou dar bons frutos. O pirilampo está em um céu estrelado, que sinaliza o cosmos ou o universo. Nas bordas, temos cipós torcidos, pequenas flores vermelhas, a harmonizar a composição, e uma sinuosa planta a nos lembrar da abundância e da prosperidade que a natureza pode gerar. A natureza, com as suas plantas, é o habitat perfeito para os pirilampos.

Cada ser tem a sua própria luz e nesse processo de formação contínua, de criar o saber, sofremos efeitos transformadores no nosso "eu" e podemos contribuir com a transformação positiva do mundo a nossa volta.


Estando a serviço, que possamos ser como pessoas-pirilampo: emitindo e expressando nossa luz, magnetismo e criatividade, levando brilho, esperança e renovação para inspirar e contribuir na jornada de toda a humanidade, que é a jornada coletiva de (re)construção desse planeta, no exercício do cuidado com a "mãe Terra" – doadora de todos os tipos de alimento. Pachamama, origem de toda vida, ensina-nos o valor de reproduzir o cuidado e o amor em todos os seres! Faz nascer, nos acolhe, nutre e regenera de forma cíclica. Seu círculo perfaz a unidade e a eternidade, estimulando a compreensão entre as diferentes pessoas.

Contate-nos

LACEP

ICS- Instituto de Ciências Sociais, UFAL – Maceió/ 57072-900

+55 82 99129-3334

lacep.pirilampo@gmail.com

@páginadofacebook